Pular para o conteúdo principal

PHP - Aula2 - Funções

Oque é?
A declaração de funções no PHP é feita a partir da palavra reservada function seguida do nome da função e de sua lista de argumentos, enquanto o corpo da função é delimitado por chaves {  }, entre as quais deve ficar todo o conjunto de instruções a ser executado quando a função for invocada.


Para que serve?
Funções são usadas para criar pequenos trechos de códigos isolados que podem exibir um resultado ou apenas executar uma rotina. Sua principal vantagem é condensar uma parte do código e torná-lo reutilizável em vários pontos diferentes.

Toda função deve ter um nome e possuir um delimitador de parâmetro que são identificados dentro dos parênteses.


Estrutura de uma função:

function nomeDaFuncao($var1, $var2, $var3...){
    //aqui vem o que deseja que ela faça
}


Função com valores, parâmetros, argumentos:
Quando falamos que uma função tem parâmetros ou argumentos, isto significa que vamos passar para ela valores, sejam se texto, numero, data, entre outros, e vamos solicitar que ela trate estes valores, vejamos abaixo.

function oi($n){
    echo "Oi ".$n;
}

function somar($x, $y){
    echo $x+$y;
}


Função sem valores, parâmetros, argumentos - rotina:
Quando chamamos uma função de rotina, é por que não passamos nenhum parâmetro para ela, ela executa um comando pré-definido sem precisar que passemos nada para ela, vejamos abaixo.

function bemVindo(){
    echo "Olá seja bem vindo!";
}

function diasSemana(){
    echo "Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo";
}


Como chamar ou executar nossas funções
Caso nossa função necessite da passagem de parâmetros faremos assim:
 
somar(1015);
Informaremos os valores da soma neste caso e nosso resultado na tela sera: 25.


Caso nossa função não necessite da passagem de parâmetros faremos assim:
 
bemVindo();
Apenas chamaremos o nome da função e resultado na tela sera: Olá seja bem vindo!.


Vídeo da aula2




Site com o resultado do código acima:






Espero que tenham gostado e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temperamento - Decubra seu Perfil Profissional

PerguntaSimNão1: Gosta de conversar?2: Gosta de atividade, ação?3: Emociona-se com facilidade?4: “Explode” facilmente?5: Está sempre atualizado nos mais diversos assuntos(cultura geral)?6: É imaginativo?7: Tem inclinação para a crítica e para ironia?8: Tem tendência a mudar de opinião se apresentarem argumentos válidos?9: Quando lhe pedem desculpas,reconcilia-se com facilidade?10: Tem dificuldade em perdoar/esquecer?11: Gosta de fazer o bem sempre que pode?12: Aflige-se facilmente com os males do próximo?13: É mais optimista do que pessimista?14: Ri com facilidade quando há motivo?15: É uma pessoa inconstante,pouco perseverante?16: Prefere que sejam outros a resolver os problemas?17: Aceita facilmente novas ordens que lhe são dadas?18: Gosta de novidades?19: Gosta de andar elegante, bem vestido?20: Gosta de ser admirado/elogiado pelos outros?
PerguntaSimNão1: Irrita-se com facilidade?2: Nota-se quando está irritado?3: Guarda rancor?4: Perdoa com facilidade?5: É intolerante quando contr…

Tabela Periodica - Atalhos do Excel

Preciso ter um site?

Más é óbvio que a resposta é SIM, até porque como vou ganhar dinheiro fazendo site se as pessoas e empresas não fazem site.
Bem é isso que a maioria das pessoas pensam, que fazer um site é desnecessário e só server pra gastar dinheiro, ou então a pessoa faz um site porque sempre perguntam para ela "Você tem Site?".
Os motivos e necessidades para se ter um site são muitos, varia de negócio para negócio. Listei abaixo alguns itens, caso esteja lendo até aqui, não pare, leia o restante, acredito que vai mudar a seus conceitos sobre ter um site.
Aberto 24h. Suas informações, produtos, serviços estarão disponíveis aos clientes 24 horas por dia.
Credibilidade. É muito difícil para uma pequena empresa concorrer com empresas de grande porte. Na internet é possível que uma pequena empresa, com um site bem projetado, com um bom design gráfico, navegação simples e informações bem redigidas seja bem avaliada pelos seus clientes - mesmo quando comparada com concorrentes de maior porte. Um bom…