10 Tendências para 2016


Bem segue a baixo algumas dicas para seu site ficar mais interessante, lembre, a primeira impressão é a que fica.





São dicas já conhecidas mas sempre é bom relembrar, algumas já estão em uso a muito tempo, na verdade todas, mas boa parte dos sites que estão hoje na web ainda estão meio fora de forma, leia as dicas a baixo e depois entre em seu site ou de sua empresa e faça uma avaliação: Preciso Melhorar?











1. Design Responsivo (não é tendência é necessidade)













O design responsivo vem com tudo, ele se adapta a celulares, tablets, smartTV e smartWatch. Teste se o seu site é responsivo a baixo e caso não seja entre em contato conosco.





Google Teste, simples e prático


W3C Validator, complexo e preciso, se seu site chegar a 50% já esta muito bom.



Responsinator, visualize seu site em diversos dispositivos e resoluções











2. OnePage ( site feito apenas em uma página )





Com o crescimento do uso de tablets, a navegação por dedo e não mais somente pelo cursor do mouse, ficou mais rápido navegar por páginas bastando rolar a tela. Isso é perfeito para sites pequenos, hotsites, de apresentação ou institucionais. Exemplo








3. Navegação horizontal





Isso já é uma loucura mas fica muito bom, assim como a OnePage tem uma rolagem única e vertical, este modelo nos trás uma navegação horizontal.




Veja este exemplo.











4. Animações com CSS 3 ao invés de GIFs ou Flash





Não são animações estrambólicas nem efeitos de Hollywood mas de pequenas animações como botões aparecendo em fade, acendendo ou sumindo. São evoluções que antes dependíamos do Flash e que hoje fazemos rapidamente com algumas poucas linhas de código.



Veja este exemplo.











5. Caixas de formulário mais interessantes









Saia do padrão, crie caixas de contato mais divertidas, com cor, com estilo, deixe a sua marca até mesmo na área de contato onde muitas vezes ninguém da nada para elas.






















6. Layouts All Type








Recurso já conhecido entre os criadores de artes impressas, o All Type agora é uma tendência também em layouts para a web. Layout All Type consiste em utilizar bastante o contraste de tamanho de fontes, dando destaque a elas sem nenhum recurso de imagem ou foto. Essa tendência foi impulsionada pelas novas técnicas de uso de fontes. Antes estávamos limitados as fontes nativas do sistema operacional porém agora podemos utilizar centenas de fontes diferentes, graças a técnicas de CSS e repositório de fontes como o Google Web Fonts. Isso possibilitou criar chamadas bem publicitárias utilizando apenas fontes, o que chamamos de All Type.








7. Rolagem Infinita





Isso só pode ser feito graças as técnicas de JQuery e foi popularizado por redes sociais como Facebook e Pinterest. Consiste em rolar a página e carregar o conteúdo em etapas, dando a impressão que a rolagem nunca acaba. É uma boa técnica para ser usada em sites que possuem timelines como as redes sociais e blogs.








8. Transparência com CSS







Antes para se fazer uma transparência num site era algo muito complicado. Hoje, com técnicas CSS, passou a ser algo muito simples. Por conta dessa facilidade, a transparência será um recurso muito utilizado em 2013. Porém devemos ter cuidado com o efeito de transparência para não deixar poluído e dificultar a leitura de textos. Evite transparências sobre fotos multicoloridas, cheias de texturas, que acabam camuflando os textos que estão por cima. Utilize a transparência como efeito de profundidade.








9. Imagens Grandes










Outra técnica que só está sendo possível graças a popularização da banda larga. Sabemos que imagens falam mais do que mil palavras e o grande impacto visual que uma boa foto pode causar. Sem dúvida é a melhor maneira de chamar a atenção.








10. Menu Fixo no Topo





Graças a técnicas de CSS agora é possível manter o menu no topo da página mesmo quando rolamos a tela. Antes isso só era possível com técnicas rudimentares de iframe. Agora não, com uma simples linha de código é possível deixar o menu sempre no topo, facilitando a navegação.








Resumindo





Bem, já leu?, ja avaliou seu site?





Se você viu que esta precisando de uma ajudinha, entre em contato, nós da Webdre Design estamos esperando por você.








Até a próxima.





Conteúdo baseado em conhecimentos adquiridos


 através de livros e publicações de


desenvolvedores e designers






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDROID - Criando e Publicando APP com HTML, CSS, JavaScript e Java

Diferenças entre design responsivo, adaptativo e fluído