Qual a diferença entre HTML, CSS e JavaScript

Neste post vamos aprender a diferença entre as programações/marcações, como elas funcionam e sua aplicação.

HTML

HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language - Linguagem de Marcação de Hypertexto.

Resumindo em uma frase: o HTML é uma linguagem para publicação de conteúdo (texto, imagem,vídeo, áudio e etc) na Web.

O HTML é baseado no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos – ou nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente como se fossem textos de um livro, onde um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto que permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

Para distribuir informação de uma maneira global, é necessário haver uma linguagem que seja entendida universalmente por diversos meios de acesso. O HTML se propõe a ser esta linguagem.

Desenvolvido originalmente por Tim Berners-Lee o HTML ganhou popularidade quando o Mosaic - browser desenvolvido por Marc Andreessen na década de 1990 - ganhou força. A partir daí, desenvolvedores e fabricantes de browsers utilizaram o HTML como base, compartilhando as mesmas convenções.

CSS

O CSS formata a informação entregue pelo HTML. Essa informação pode ser qualquer coisa: imagem, texto, vídeo, áudio ou qualquer outro elemento criado. Grave isso: CSS formata a informação.

Essa formatação na maioria das vezes é visual, mas não necessariamente. No CSS Aural, nós manipulamos o áudio entregue ao visitante pelo sistema de leitura de tela. Nós controlamos volume, profundidade, tipo da voz ou em qual das caixas de som a voz sairá. De certa forma você está formatando a informação que está em formato de áudio e que o visitante está consumindo ao entrar no site utilizando um dispositivo ou um sistema de leitura de tela. O CSS prepara essa informação para que ela seja consumida da melhor maneira possível.

JavaScript

JavaScript® (às vezes abreviado para JS) é uma linguagem leve, interpretada e baseada em objetos com funções de primeira classe, mais conhecida como a linguagem de script para páginas Web, mas usada também em vários outros ambientes sem browser, tais como node.js, Apache CouchDB e Adobe Acrobat. O JavaScript é uma linguagem baseada em protótipos, multi-paradigma e dinâmica, suportando estilos de orientação a objetos, imperativos e declarativos (como por exemplo a programação funcional). Saiba mais sobre o JavaScript.

O padrão JavaScript é ECMAScript. Desde 2012, todos os navegadores modernos possuem suporte total ao ECMAScript 5.1. Navegadores mais antigos suportam pelo menos ECMAScript 3. Em 17 de Junho de 2015, a ECMA International publicou a sexta versão do ECMAScript, que é oficialmente chamado de ECMAScript 2015, e foi inicialmente conhecido como ECMAScript 6 ou ES6. Desde então, as especificações do ECMAScript são lançadas anualmente. Essa documentação faz referência à última versão de referência, que atualmente é a ECMAScript 2018.

Não se deve confundir o JavaScript com a linguagem de programação Java. Tanto Java quanto JavaScript são marcas registradas da Oracle nos Estados Unidos da América e em outros países. No entanto, as duas linguagens de programação possuem sintaxe, semânticas e usos muito diferentes.

Estrutura base do HTML

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
    <head>
        <meta charset="utf-8">
        <meta content="width=device-width, initial-scale=1" name="viewport">
        <title>Título</title>
        <!-- Bibliotecas de Script -->
        <script src="js/default.js"></script>
        
        <!-- Folhas de Estilo -->
        <link rel="stylesheet" href="css/default.css">
        
        <!-- Icone da Página -->
        <link rel="icon" href="img/ico.png">
</head>
<body>
    <!-- Conteúdo da Página -->
    <main>
        <header></header>
        <nav></nav>
        <section></section>
        <article></article>
        <asside></aside>
        <footer></footer>
    </main>
</body>
</html>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDROID - Criando e Publicando APP com HTML, CSS, JavaScript e Java

Diferenças entre design responsivo, adaptativo e fluído