Temperamento - Como ele impacta em meu perfil profisional

Os estudos sobre temperamento não são contemporâneos. O primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates – considerado o pai da Medicina. De lá para cá, o temperamento se tornou objeto de estudo de várias áreas da ciência, dentre elas a Psicologia e a Filosofia. E o que estes estudos dizem sobre o temperamento?


Para a ciência, o temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento dos indivíduos. Com base no temperamento – que para muitos estudiosos, é algo inato – é que cada ser humano tem sua percepção do mundo, desenvolve habilidade e cria seus próprios valores.

Veja a baixo os 4 tipos de temperamento e com qual deles você se identifica.

Colérico
Pessoas que possuem este tipo de temperamento costumam ser bastante explosivas e a liderança é um de seus pontos fortes. Quem possui temperamento colérico tem muita energia e uma grande facilidade para trabalhar com planejamentos.

Além disso, são indivíduos que lidam com as mais diversas situações da vida de maneira prática, são ambiciosas e podem ser dominadoras. Quem tem este tipo de temperamento pode ser impaciente e intolerante. Estes são os principais pontos que precisam ser trabalhados.

Melancólico
Timidez, solidão e pessimismo. Estas são as principais características de quem tem o temperamento melancólico. Com a sensibilidade bastante intensa, pessoas com este tipo de temperamento costumam ser introvertidas e tendem a esconder seus próprios sentimentos.

Além disso, indivíduos com temperamento melancólico preferem trabalhar com funções que possam ser exercidas individualmente. Um dos pontos fortes de quem tem o temperamento melancólico é a sua lealdade.

Porém, o pessimismo é algo muito forte em quem possui este temperamento e é um dos principais pontos que precisa ser trabalhado.

Sanguíneo
Quem possui este tipo de temperamento não sabe o que é passar sem ser notado. As pessoas com temperamento sanguíneo são muito extrovertidas e falam bem, principalmente para grandes públicos.

Por serem comunicadores natos, quem pertence a esse grupo gesticula exageradamente enquanto conversa e consegue se adaptar com facilidade às mais diversas situações. Pessoas com temperamento sanguíneo são bastante otimistas e sensíveis.

Porém, vale ressaltar que essas pessoas têm o hábito de exagerar em suas falas, além de serem impulsivas. Tais pontos – impulsividade e exagero – precisam de uma melhor atenção por parte dos sanguíneos.

Fleumático
Sabe como reconhecer uma pessoa com temperamento fleumático? Pela sua doçura e paciência. Estas são as maiores características de quem possui este tipo de comportamento.

Além disso, pessoas com temperamento fleumático são excelentes observadores e preferem ter uma vida pautada por rotina.

Ambientes silenciosos para quem possui o temperamento fleumático são verdadeiros paraísos. Alguns pontos que precisam ser trabalhados por pessoas que tem este perfil de temperamento: indecisão, falta de flexibilidade e resistência a críticas.

Se identificou com algum, saber seu temperamento é essencial em seu auto conhecimento, eu separei um teste para você, que vai apresentar qual o seu temperamento.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ANDROID - Criando e Publicando APP com HTML, CSS, JavaScript e Java

Diferenças entre design responsivo, adaptativo e fluído