Pular para o conteúdo principal

Design Responsivo - História da Web

Tudo deu inicio em 1980 com Tim Bernes-Lee, nesta época ele trabalhava no CERN, uma organização de pesquisa nuclear, ele participava de um projeto chamado Enquire, seu foco era criar hipertextos.

Em 1990: ele notou que poderia passar seu conteúdo de hipertexto na rede através do protocolo TCP/IP a partir disso ele criou o HTTP e uma linguagem para criar hipertexto, o HTML.


Lançamento do HTML 1.0

Em 1991: o primeiro website é lançado e podemos acessa-lo até hoje no site da CERN na página do projeto.


Em 1992: é lançado o navegador MOSAIC, antes dele existiam outros, mas este foi um grande sucesso por mostrar na tela, textos, links e imagens.


Em 1994: surge o Netscape, feito pelos criadores do MOSAIC que sairão da NCSA e fundaram uma empresa.


Em 1995: a Microsoft cria o Internet Explorer, como a partir de 1996 ele já estava nativamente nas versões do Windows, o Netscape foi perdendo usuários e o Internet Explorer assumiu boa parte do mercado.


Lançamento do HTML 2.0, nesta época ele ficou sendo responsabilidade da HTML WORKING GROUP, mas as empresas dos navegadores queriam cada uma fazer seu código de um jeito e não chegavam em uma acordo e em 1995 foi lançado o HTML 3.0, mas desta vez sua responsável era a W3C que seu fundador foi Tim Bernes-Lee, ele e sua equipe seriam responsáveis pelos padrões do HTML.

Em 1996:
Lançamento  do CSS1, do Javascript e do Flash

Em 1997: o Netscape estava quase falido e seus fundadores iniciaram a criação da Mozilla.
Lançamento do HTML 4.0
Em 1998:
Lançamento  do CSS2



Em 1999: foi criado o navegador Mozilla Firefox pela fundação Mozilla.

Em 2002:
O padrão Tableless começa a ser adotado na criação de interfaces

Em 2004:
Lançamento do XHTML, ele era baseado no XML, esta mudança gerou uma preocupação por parte das empresas de Navegadores, sendo assim a Mozilla, Ópera e Apple fundaram a WHATWG que tinha como objetivo evoluir a linguagem HTML independente da direção que a W3C fosse seguir.

Em 2005:
Lançamento do Ajax

Em 2006:
Lançamento da biblioteca jQuery, criada por John Resig

Em 2007:


Lançamento do XHTML 2.0, a WHATWG apresentou uma nova proposta para a W3C que era compatível com a versão 4.0 do HTML, a W3C gostou da proposta e descontinuou o XHTML, e lançou o HTML 5.0, ainda em faze de estudos pois ele deixou de ser apenas código e seu conceito de semântica e suas atualizações no código tinham que ser implementadas pelas empresas de navegadores.

Em 2008: a Google entra no mercado com o Google Chrome

Em 2010: projeto HTML5 é lançado definitivamente, Steve Jobs emite uma carta pública intitulada "Reflexões sobre o Adobe Flash", onde ele conclui que o desenvolvimento do HTML5 tornaria o Adobe Flash não mais necessário.


Evolução do Layout Web

Com a evolução dos navegadores e da linguagem HTML foram surgindo novas, linguagens, metodologias e práticas de criação para web.

CSS, ele faz toda a interface do site, suas medidas cores a alinhamento, faz a mágica acontecer.

Ajax, que nos auxiliou no carregamento de conteúdo da página sem a necessidade de ficar recarregando a mesma, podíamos então utilizar um XML para armazenar dados e interagir com ele no tempo de execução da página.

jQuery, uma biblioteca JavaScript fantástica que facilita muito nossa vida ao criar funções e métodos em JavaScript para qualquer que seja a situação.

E também surgiram ferramentas conceituais como Grids, Tableless, conceitos de Fluídez e Redimensionamento de conteúdo entre tantos outros.




O nosso foco daqui para frente é falar e aprender sobre tudo que diz respeito a RESPONSIVIDADE, agora que já sabemos como chegamos até aqui, quero junto com vocês aprender como criar uma boa programação e um bom design para meus clientes e projetos.


Até a próxima publicação!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temperamento - Decubra seu Perfil Profissional

PerguntaSimNão1: Gosta de conversar?2: Gosta de atividade, ação?3: Emociona-se com facilidade?4: “Explode” facilmente?5: Está sempre atualizado nos mais diversos assuntos(cultura geral)?6: É imaginativo?7: Tem inclinação para a crítica e para ironia?8: Tem tendência a mudar de opinião se apresentarem argumentos válidos?9: Quando lhe pedem desculpas,reconcilia-se com facilidade?10: Tem dificuldade em perdoar/esquecer?11: Gosta de fazer o bem sempre que pode?12: Aflige-se facilmente com os males do próximo?13: É mais optimista do que pessimista?14: Ri com facilidade quando há motivo?15: É uma pessoa inconstante,pouco perseverante?16: Prefere que sejam outros a resolver os problemas?17: Aceita facilmente novas ordens que lhe são dadas?18: Gosta de novidades?19: Gosta de andar elegante, bem vestido?20: Gosta de ser admirado/elogiado pelos outros?
PerguntaSimNão1: Irrita-se com facilidade?2: Nota-se quando está irritado?3: Guarda rancor?4: Perdoa com facilidade?5: É intolerante quando contr…

Tabela Periodica - Atalhos do Excel

Preciso ter um site?

Más é óbvio que a resposta é SIM, até porque como vou ganhar dinheiro fazendo site se as pessoas e empresas não fazem site.
Bem é isso que a maioria das pessoas pensam, que fazer um site é desnecessário e só server pra gastar dinheiro, ou então a pessoa faz um site porque sempre perguntam para ela "Você tem Site?".
Os motivos e necessidades para se ter um site são muitos, varia de negócio para negócio. Listei abaixo alguns itens, caso esteja lendo até aqui, não pare, leia o restante, acredito que vai mudar a seus conceitos sobre ter um site.
Aberto 24h. Suas informações, produtos, serviços estarão disponíveis aos clientes 24 horas por dia.
Credibilidade. É muito difícil para uma pequena empresa concorrer com empresas de grande porte. Na internet é possível que uma pequena empresa, com um site bem projetado, com um bom design gráfico, navegação simples e informações bem redigidas seja bem avaliada pelos seus clientes - mesmo quando comparada com concorrentes de maior porte. Um bom…