Android: Activity

O que é uma Activity
Activities são componentes que representam a interface do seu aplicativo.

Um aplicativo pode conter diversas Activities, por exemplo, Activity da introdução ou load do programa, Activity que será a sessão inicial do programa, Activity que tem as informações sobre o APP e assim por diante.



Como criar?
Para criarmos uma Activity é necessário estendermos a classe Activity, com isso nossa classe herda todas as caracteristicas da Activitie.
public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } }
Quando refazemos o método onCreate, nós chamamos o método da classe mãe super.onCreate(savedInstanceState), para que a base de seja criada.
  • onCreate - Tem um parametro do tipo Bundle que armazena o estado da Activity quando ela é reiniciada.
  • setContentView(R.layout.activity_main), Responsável por configurar o layout XML da Activity e definir a interface do usuário.
Obs: Todas as Activtieis devem ser registradas no AndroidManifest

Como chamar?
Algo que utilizamos muito é o método new Intent() que serve para chamar uma outra Activity.

Intent intent = new Intent(this, NovaActivity.class);
startActivity(intent);

Nesse exemplo, estamos passando dois parâmetros, o primeiro é a Activity atual e o segundo é a Activity de destino, que queremos abrir.

O ciclo de vida



A Activity tem vários estados internos que são os métodos da classe, elas são criadas, iniciadas, pausadas, reiniciadas e destruidas. Os eventos que se passam em uma Activity são conhecidos como ciclo de vida, e incluem esses estados.
  • OnCreate - É usado para configurar a interface de usuário, usando setContentView, e para iniciar outras partes estáticas da Activity.
  • OnStart - É executado depois de a Activity ter sido enviada para o segundo plano.
  • OnResumeÉ acionado quando a Activity se inicia e quando é reiniciada.
  • OnPauseÉ acionado, quando a Activity deixa o primeiro plano. Isso pode significar que uma janela de diálogo está sendo mostrada na tela, ou pode significar que este é o primeiro passo para que a Activity seja parada.
  • OnStopÉ chamado quando a Activity não está mais visível para o usuário.
  • OnDestroy - É chamado quando a Activity vai ser destruída. É a última chamada que a Activity receberá antes de ser finalizada.



Esperam que tenham gostado e até a próxima.



Veja mais em Android Developer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDROID - Criando e Publicando APP com HTML, CSS, JavaScript e Java

Diferenças entre design responsivo, adaptativo e fluído

Despedida SENAC