Marketing Mídias




Estratégia de Marketing

O marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é




um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo momento que estamos vivendo.





A facilidade de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento nas redes sociais fez delas o canal ideal para criação desses pontos de contato e por isso é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços.





Nas campanhas de marketing em redes sociais, fazemos uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.





Classificamos o marketing nas redes sociais na categoria de marketing de display, que funciona de forma bem diferente de outros canais como marketing de busca, por exemplo. Por isso é necessário que as empresas se adaptem a essas diferenças conceituais para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.





Uma outra característica do social media marketing é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária. Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja trabalhar em mídias sociais, afirma que:





"Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta." – Cluetrain Manifesto








Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?





Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia demarketing digital das empresas.





A grande vantagem dessa opção para divulgação de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada. Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.


Uma estratégia de médio a longo prazo

Trabalhar com marketing nas redes sociais exige um prazo de maturação, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia. Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois produção de conteúdo relevante, e interação são quesitos essenciais nesta área.

Entre outros aspectos que devemos levar em consideração é também a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, já que estes contatos criam laços de relacionamento que fazem do retorno do marketing em redes sociais um dos que mais se destaca em uma estratégia de marketing digital.





Fonte: academiadomarketing.com

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