Pular para o conteúdo principal

HTML5 - Semantica




Semantics


Dar sentido à estrutura, semântica é o centro das atenções com o HTML5. Um rico conjunto de tags, junto com RDFa, microdados, e microformats, estão permitindo um mais útil, dados da web orientado para ambos os programas e os usuários.


O objetivo principal da Web semântica não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). [1]



Abaixo, segue uma lista de alguns elementos que podemos utilizar no nosso dia-a-dia para trazer mais significado para a informação dos seus sites:



a 
Define a ancora de um elemento.




abbr Define uma abreviação.

acronym Indica um acrônimo.

address A tag address é utilizada para conter informações de endereço e contatos.

blockquote Blockquote define longos blocos de citação.

cite Define uma citação ou referência a outra fonte

code Define que aquele texto é um código.

dfn Define que certo texto é a definição de um termo.

div, span Div e Span definem a estrutura dos elementos. Div é um elemento de bloco e Span um elemento de linha.

dl, dd, dt Listas de definição são feitas para criar um grupo de termos e definições. Muito usada para fazer glossários, dicionários ou entrevistas textuais.

del, ins INS é utilizado para mostrar que certo texto foi inserido e DEL define o texto que foi deletado da redação. Isso é bastante utilizado para corrigir artigos, textos e etc.

em Como o strong, indica uma ênfase no texto.

h1 .. h6 Grupo de títulos definidos por importância, onde o H1 é o mais importante e o H6 o menos importante.

ul, ol, li Listas ordenadas (OL) e listas não ordenadas (UL) são utilizadas para definir e criar listas de itens.

p Define um parágrafo.

q Define uma citação ou reposta que não necessita de quebra de linha ou marcação de um parágrafo.

strong Define uma ênfase, como o EM.

var Indica uma instância de uma variavel ou argumento de programa.


A
lém dessas tags, podemos também trabalhar com a semântica com atributos. Alguns deles:Alt, Title, classe, cite, id, lang, longdesc, rev, rel.


T
udo isso traz mais significado ao HTML. Mas ainda não é o bastante.[2]





Bibliografia
[1]http://pt.wikipedia.org/


[2]http://tableless.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temperamento - Decubra seu Perfil Profissional

PerguntaSimNão1: Gosta de conversar?2: Gosta de atividade, ação?3: Emociona-se com facilidade?4: “Explode” facilmente?5: Está sempre atualizado nos mais diversos assuntos(cultura geral)?6: É imaginativo?7: Tem inclinação para a crítica e para ironia?8: Tem tendência a mudar de opinião se apresentarem argumentos válidos?9: Quando lhe pedem desculpas,reconcilia-se com facilidade?10: Tem dificuldade em perdoar/esquecer?11: Gosta de fazer o bem sempre que pode?12: Aflige-se facilmente com os males do próximo?13: É mais optimista do que pessimista?14: Ri com facilidade quando há motivo?15: É uma pessoa inconstante,pouco perseverante?16: Prefere que sejam outros a resolver os problemas?17: Aceita facilmente novas ordens que lhe são dadas?18: Gosta de novidades?19: Gosta de andar elegante, bem vestido?20: Gosta de ser admirado/elogiado pelos outros?
PerguntaSimNão1: Irrita-se com facilidade?2: Nota-se quando está irritado?3: Guarda rancor?4: Perdoa com facilidade?5: É intolerante quando contr…

Tabela Periodica - Atalhos do Excel

Preciso ter um site?

Más é óbvio que a resposta é SIM, até porque como vou ganhar dinheiro fazendo site se as pessoas e empresas não fazem site.
Bem é isso que a maioria das pessoas pensam, que fazer um site é desnecessário e só server pra gastar dinheiro, ou então a pessoa faz um site porque sempre perguntam para ela "Você tem Site?".
Os motivos e necessidades para se ter um site são muitos, varia de negócio para negócio. Listei abaixo alguns itens, caso esteja lendo até aqui, não pare, leia o restante, acredito que vai mudar a seus conceitos sobre ter um site.
Aberto 24h. Suas informações, produtos, serviços estarão disponíveis aos clientes 24 horas por dia.
Credibilidade. É muito difícil para uma pequena empresa concorrer com empresas de grande porte. Na internet é possível que uma pequena empresa, com um site bem projetado, com um bom design gráfico, navegação simples e informações bem redigidas seja bem avaliada pelos seus clientes - mesmo quando comparada com concorrentes de maior porte. Um bom…