Scribd inicia envio de e-books para dispositivos móveis

O Scribd é um famoso site que armazena e permite visualizar livros, revistas, apresentações e o que mais puder ser enviado em PDF e for baseado em texto. Ele sai na frente ao criar uma forma interessante de tornar o conteúdo enviado por usuários acessível aos mais variados dispositivos móveis, como iPhones, BlackBerrys e ainda smartphones que rodem a plataforma da Palm.

Como? Criando um botão no site que faz dá ao usuário a opção de enviar aquele conteúdo já no formato do dispositivo móvel no qual será visualizado, como você pode ver na captura de tela acima. Eu fiz o teste abrindo a apresentação “SEO for Startups: YCombinator February 2010” (por sinal, uma apresentação interessante, mas um pouco confusa). Ao clicar em “Mobile”, uma lista enorme de dispositivos foi apresentada. Eu selecionei iPhone, optei pelo formato PDF (o outro era “texto simples”) e pedi que enviasse por e-mail, mesmo sabendo que SMS é um opção (ao menos nos Estados Unidos).

Depois de preencher meu e-mail, foi só esperar o documento chegar na comodidade da Mail.app do meu iPod Touch. Então foi só baixá-la e aproveitar a leitura dos dados sobre SEO que a apresentação informa. Até que foi um processo bastante rápido.

Os principais dispositivos e plataformas que são aceitos no momento são:

  • Amazon Kindle;
  • Nook (da Barnes & Noble);
  • iPhone OS;
  • Android;
  • Windows Mobile;
  • BlackBerry;
  • Palm.
A empresa responsável pelo Scribd já garantiu que tem intenção de lançar aplicações nativas para iPhone OS, Android e outros dispositivos já no fim de março. E eles esperam que desenvolvedores independentes também criem aplicativos relacionados ao Scribd fazendo uso de APIs que estão para ser lançadas e vão ajudar nessa tarefa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDROID - Criando e Publicando APP com HTML, CSS, JavaScript e Java

Diferenças entre design responsivo, adaptativo e fluído